5 dicas para vender, lucrar e obter melhores resultados e mais no seu bairro

    Quem tem um pequeno comércio está sempre pensando numa forma de aumentar suas vendas. Em tempos de crise essa busca torna-se ainda mais necessária. Quase sempre pensamos em formas complexas que implicam em investimento financeiro ou ações fora do alcance de pequenos lojistas. Porém, a solução pode estar a seu lado. Literalmente.

     

    É importante que donos de pequenos comércios, principalmente “lojas de bairro” conheçam e usufruam de sua importância para a economia do país.

    Segundo informações divulgadas pelo SEBRAE em 2015:

    “o pequeno comércio é responsável por 27% do PIB nacional, ou seja, 334 bilhões de reais.”

     

    Esses dados dão uma boa perspectiva econômica da importância do seu negócio. Mas como usar esses dados e informações para vender mais?

     

    Arranjos produtivos locais: tornando os pequenos negócios, mais lucrativos

    Se pensarmos nos primórdios da atividade comercial, antes da moeda ser inventada, tudo era feito na base da troca, do escambo. Mas o fator para o qual devemos voltar nossa atenção é de que nessa época essa atividade era realizada entre vizinhos! E esse é o ponto chave: as atividades de compra e venda eram realizadas entre comerciantes da mesma localidade.

     

    São muitas as vantagens de vender e comprar em sua região ou bairro. Vamos listar cinco dicas para você atrair e incentivar os clientes locais, e por fim, lucrar mais.

     

    Baixe seu custo, comprando de fornecedores locais

    Uma forma de aumentar o lucro é diminuir despesas. Conheça os fornecedores do seu bairro. Liste o que eles produzem e negocie a compra direto com o dono. Além de diminuir o custo pela negociação, possivelmente, não haverá custo de frete, o que vai impactar no preço final de seu produto.

     

    Divulgue a importância do seu negócio para o bairro

    Atualmente, é crescente a parcela da população que está mais informada sobre o impacto que o consumo tem sobre o meio ambiente e a sociedade como um todo. Faça com que seu cliente sinta-se parte de uma ação maior, quando compra em sua loja, padaria ou mercado. Mostre os números divulgados anteriormente neste post num cartaz, por exemplo. Informe ainda que seu negócio contribui para que o dinheiro gerado no bairro fique no próprio bairro e lembre o cliente que, como isso, há um impacto social positivo. Outro fator é a geração de empregos locais.

     

    Crie uma rede de pequenos negócios locais

    Seja um protagonista do pequeno negócio na sua região. Faça uma lista de lojas que não sejam seu concorrente direto e divulgue para seu cliente. Incentive as lojas vizinhas a fazerem o mesmo. Por exemplo, se sua padaria fica perto de uma farmácia, encontre uma forma de seu cliente saber disso. Para quem está comprando, facilita saber que pode resolver mais de uma tarefa na mesma região.

     

    Ofereça vantagens para clientes do bairro

    Uma boa ideia é criar um cartão fidelidade. Determine um número de compras que o cliente realiza e ofereça um brinde ou um desconto após determinado número de compras. Por exemplo: um restaurante que entrega marmitex pode pontuar cada pedido e a cada 15 pontos, oferecer uma refeição grátis.

     

    Outra opção possível é realizar entregas nos vizinhos sem cobrar taxa adicional ou cobrando uma taxa com desconto.

     

    Divulgue, divulgue, divulgue

    Utilize todas as ferramentas de divulgação ao seu alcance para mostrar ao bairro que seu comércio está ali e o que ele pode oferecer. Cartazes, publicações em redes sociais, mensagens de texto, whatsapp. Conte para um maior número de pessoas possíveis todas as vantagens de comprar em seu pequeno comércio.

     

    Mantenha ativa sua rede de clientes e fornecedores locais. Valorize fornecedores como deseja que seu comércio seja valorizado no bairro e fomente a atividade comercial de sua região. Com certeza, seu lucro vai aumentar!

    Deixe seu comentário

2018 - Densenvolvido por thworks